Técnico é denunciado por furtar doses de vacina contra Covid-19 em Goiânia e vendê-las na porta de supermercado

4 dias ago
279

O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) denunciou o técnico em refrigeração Marcos Antônio Costa de Oliveira pelo furto de 24 frascos da CoronaVac, vacinas contra a Covid-19, em Goiânia. Ele também chegou a vender o imunizante, segundo a Polícia Civil. O órgão pediu ainda que o homem siga preso preventivamente “devido à gravidade da conduta”.

O técnico foi preso em Senador Canedo, na Região Metropolitana da capital, em 7 de abril, tentando vender alguns frascos em frente a um supermercado. O G1 não conseguiu identificar quem é responsável pela defesa do denunciado para pedir uma posição sobre o caso.

A denúncia foi feita na quinta-feira (29) pelo promotor Lauro Machado Nogueira.

Segundo o MP, o investigado foi fazer uma manutenção na Central Estadual de Rede de Frio (Cerf) em 17 de março, quando furtou quatro frascos da vacina

O órgão detalhou que o técnico disse ao servidor da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que o acompanhava que precisava tirar uma foto para comprovar o serviço e foi deixado sozinho na câmara com as doses, momento que aproveitou para cometer o primeiro furto.

O MP registrou que em 7 de abril o denunciado voltou ao local, sem que tivesse que fazer nenhum trabalho, mas enganou os servidores e seguranças dizendo que precisava realizar nova manutenção e conseguiu furtar uma caixa com 20 frascos do imunizante.

Segundo a SES, cada frasco deve conter dez doses – apesar de que houve constatação de que em alguns havia menos líquido do que o indicado nos rótulos.

A pasta informou ao MP que deu falta dos frascos furtados e havia começado uma investigação interna. A SES também divulgou que iniciou uma revisão de todos os protocolos de segurança nas câmaras frias para ter maior controle de quem entra no local. Uma das medidas a ser adotada é a revista nas roupas e pastas das pessoas que saírem da câmara.

O G1 entrou em contato com a pasta, por e-mail, às 9h04 para saber se as apurações concluíram se houve culpa de algum servidor e se as doses recuperadas ainda podem ser usadas, e aguarda retorno.

Ainda de acordo com as investigações, o técnico guardou as doses dentro de geladeira, em casa. O MP registrou que o denunciado pretendia revender os frascos com R$ 500 cada.

Segundo a denúncia, ao sair para entregar as doses vendidas, o denunciado levava os frascos em uma vasilha com gelo. A Polícia Civil conseguiu apreender três fracos nesta situação quando o prenderam, em 7 de abril.

A corporação havia identificado que o homem conseguiu concluir algumas vendas e procurava pelos compradores por meio das contas bancárias.

A Polícia Civil informou que essas investigações ainda estão em andamento, por isso não é possível divulgar detalhes sobre o caso. A corporação havia prendido um segundo suspeito, mas descartou a participação dele.

Coronavírus em Goiás

A SES já contabilizou mais de 15 mil mortes em decorrência da Covid-19 no estado desde o início da pandemia, há mais de um ano. Também já foram registrados 551 mil casos da doença em Goiás neste período.

Também de acordo com a pasta, foram aplicadas 902.634 primeiras doses de imunizantes contra a doença e 450.908 reforços.

O estado já recebeu 1.826.480 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 1.211.280 da CoronaVac e 615.200 da AstraZeneca.

(Portal G1 de Goiás) Foto Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Nossas redes sociais

Outras notícias

Notícias mais recentes
E
Escândalo na Câmara Municipal de Anápolis

Bem na fita?

Câmara Municipal de Anápolis assina contrato de R$ 122 mil, com o objetivo de construção e manutenção de fachada, e comunicação visual do edifício. Foto Captura. Foto: Ranniere Ferreira/Portal de Anápolis

2
Abrigo de cães e gatos não é a solução

Abrigo de cães e gatos não é a solução, afirmam especialistas.

3
SANEAGO COMUNICA FALTA D'ÁGUA EM BAIRROS ANÁPOLIS; VEJA DATA E BAIRROS AFETADOS

SANEAGO COMUNICA FALTA D’ÁGUA EM BAIRROS ANÁPOLIS; VEJA DATA E BAIRROS AFETADOS

4
UNIDADES DE SAÚDE DO RECANTO DO SOL E SÃO JOSÉ RETORNAM ATENDIMENTO CONVENCIONAL À POPULAÇÃO

UNIDADES DE SAÚDE DO RECANTO DO SOL E SÃO JOSÉ RETORNAM ATENDIMENTO CONVENCIONAL À POPULAÇÃO