PSOL saúda Anápolis, pelos 114 anos de luta.

2 meses ago
146

Informe publicitário!

Quem construiu a Tebas de sete portas? Nos livros estão nomes de reis. Arrastaram eles os blocos de pedra? E a Babilônia várias vezes destruída. Quem a reconstruiu tantas vezes? Em que casas da Lima dourada moravam os construtores? Para onde foram os pedreiros, na noite em que a Muralha da China ficou pronta? A grande Roma está cheia de arcos do triunfo. Quem os ergueu? Sobre quem triunfaram os césares? BRECHT, B. Perguntas de um trabalhador que lê.

A epígrafe que abre esse breve texto é um chamado à reflexão sobre o processo de apagamento e silenciamento dos milhares de homens e mulheres da classe trabalhadora, que foram fundamentais na edificação e na consolidação da história do município de Anápolis, que neste dia 31 de julho, completa 114 anos.

Foto Divulgação

Para o Partido Socialismo e Liberdade, não há nada mais significativo do que nesse centésimo décimo quarto aniversário, celebrar a força da classe operária anapolina, naquela que é conhecida como Manchester Goiana. A cidade de Anápolis nasce das contradições do processo colonial e imperial brasileiro, ainda em meados do século XVIII, e se consolida como município já durante a República no século XIX. Do povoado que surge por meio de movimento de tropeiros, em direção as lavras de ouro das vilas próximas, como Corumbá e Meia Ponte (Hoje Pirenópolis), ainda em 1824; passando pelo momento histórico da elevação da Freguesia à categoria de Vila, já 1887, fato que encontrou obstáculos para sua efetivação, por conta da Lei Áurea de 1888, e também pela República em 1889, chegando até o dia 31 de julho de 1907, data do Decreto-Lei nº 320, que deu à Vila status de cidade, os trabalhadores e as trabalhadoras sempre foram peça fundamental no desenvolvimento do município.

A Anápolis das ruelas de barro, onde o suor e o sangue da classe operária foram o cimento social para a consolidação do município, como um dos mais industrializados do Brasil é a Anápolis hoje dos elevados, dos centros comerciais, da Ala 2 (Antiga Base Área), das indústrias farmacêuticas, das Universidades, dos Parques, do progresso e do desenvolvimento. Porém, essa cidade também é a Anápolis das contradições sociais na periferia da periferia do capital, que joga seus filhos e filhas, de nascimento ou adotivos nas ruas a pedirem esmolas, expostos sem nenhuma assistência as intempéries do tempo. A Anápolis dos teatros é também a Anápolis da total falta de incentivo à cultura popular. A Anápolis dos condomínios verticais e horizontais luxuosos, também é a Anápolis dos sem teto.

A Anápolis dos carros de luxo, que desfilam suntuosamente, pelas ruas do Jundiaí, é também a Anápolis do transporte público ineficiente e indigno à classe trabalhadora. A Anápolis do Parque Ipiranga é também a Anápolis das ruas de terra, dos buracos, da falta de lazer e entretenimento à periferia. Nesse dia 31 de julho, celebramos sim, o aniversário de Anápolis, mas fazemos dessa data um lugar de denúncia das contradições, que a cidade apresenta, sobretudo por conta dos interesses dos governantes, desse município, que ao longo da história sempre estiveram a serviço da burguesia local, estadual e nacional.

Por uma Anápolis verdadeiramente popular, por uma cidade para todos e para todas, o PSOL Anápolis continuará a sua luta, em defesa da classe trabalhadora da cidade. Viva Anápolis. Viva o Partido Socialismo e Liberdade. Executiva do PSOL Anápolis.

Foto Divulgação

1 thought on “PSOL saúda Anápolis, pelos 114 anos de luta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Nossas redes sociais

Outras notícias

Notícias mais recentes
C
CENTRO DE INTERNAÇÃO NORMA PIZZARI CONTINUA ATENDENDO NORMALMENTE

CENTRO DE INTERNAÇÃO NORMA PIZZARI CONTINUA ATENDENDO NORMALMENTE, DIZ SEMUSA

Algumas pessoas procuraram o Portal Anápolis Notícias perguntando se o Centro de Internação Norma Pizzari localizado no bairro Jundiaí será fechado. "Tenho parente internado lá e eles ligaram hoje falando que vão transferir ele pra Pirenópolis ou senador Canedo", disse....

2
Antônio de Souza

FALECEU NO HOSPITAL TRABALHADOR QUE ACABOU SE CORTANDO MO PESCOÇO COM UMA LIXADEIRA

3
DJ ivis

DJ Ivis está compondo na prisão com caixa de fósforos

4
ESTÁ SUSPENSA A VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS

ESTÁ SUSPENSA A VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS, SEM COMORBIDADES OU DEFICIÊNCIA