Maior hidrelétrica em Goiás está com reservatório menor que em ano do apagão

1 mês ago
109
Foto Reprodução

O nível de água do reservatório da maior hidrelétrica em Goiás em potencial de energia está abaixo de 10%. O nível é menor que o registrado em agosto de 2001, de 11%, quando houve um apagão no Brasil. Outras usinas como a de Batalha e São Simão apresentam níveis um pouco melhores, mas ainda baixos: 20,50% e 15,83%, respectivamente.

Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o volume útil atual da hidrelétrica de Itumbiara está em 9,77%. No mesmo período do ano de 2001, quando blecautes programados foram registrado no Brasil, esse nível era de 11,8%. A usina tem capacidade de gerar aproximadamente 2.083 megawatt (MG). Porém, o baixo volume útil da água provoca uma queda considerável nessa capacidade.

De acordo com Furnas, que administra a usina, no início da última semana a geração média da hidrelétrica de Itumbiara foi de 388 MW, o que equivale a 19% da capacidade total da unidade.

Nível de hidrelétrica em Goiás é baixo, e risco de apagão também

Apesar do nível preocupante, o risco de um novo apagão é pequeno. De acordo com o engenheiro eletricista Jovanilson de Freitas, que já atuou em Furnas, em 2001 o sistema elétrico do país não era interligado como é hoje. “Cada região gerava energia para seus limites ali. Hoje o sistema é totalmente interligado, com exceção a Roraima”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Nossas redes sociais

Outras notícias

Notícias mais recentes
A
Aviões da FAB

Cocaína em aviões da FAB: traficantes tramaram morte de testemunhas

Os investigados se encontraram na casa de Marcos Daniel, o Chico Bomba. A mansão é avaliada em R$ 4 milhões Uma mansão localizada no Lago Sul (foto principal), região nobre de Brasília, serviu de palco para uma reunião macabra de...

2
Esposa

Após polêmica, mulher de Zé Vaqueiro promete abrir o jogo sobre sogra

3
BBB21

Juliette recebe 2ª dose da vacina contra Covid-19 e celebra a ciência

4
Ana

” Muita gente viu um clarão na capela”, diz esposa de pastor que prometeu resucitar