Caiado anuncia testagem em massa para coronavírus em 78 municípios

4 semanas ago
211

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), anunciou a testagem em massa em 78 municípios estratégicos em Goiás, “seguindo parâmetro adotado na Nova Zelândia, um dos países que mais cedo conteve a curva de contágio do novo coronavírus”. O comunicado foi feito na manhã desta segunda-feira (13/7), logo após assinatura do decreto de reabertura do comércio no estado, por 14 dias.

De acordo com Caiado, com a testagem em massa para detectar casos de covid-19 na população, serão oferecidos testes RT-PCR também a pessoas com sintomas gripais e casos leves. Os critérios técnicos para a escolha das cidades foram elaborados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Ronaldo Caiado (DEM)/Foto Reprodução internet


“Ficaremos responsáveis pela coleta, e a Fiocruz pelo transporte do material e divulgação do resultado em até 48 horas. Acredito que teremos a capacidade de rastreamento [da doença] muito grande, pedindo o apoio de todas as estruturas municipais para podermos realizar o isolamento”, explicou o gestor estadual.

Distribuição de kit para testagem em massa em municípios goianos deve ser feita ainda nesta semana

Segundo a titular da Suvisa, Flúvia Amorim, os kits de testagem começam a ser distribuídos ainda nesta segunda-feira (13). Ela informou que o Estado analisa todos os parâmetros nacionais e internacionais que obtiveram sucesso no mundo até o momento. “Posso adiantar que o governo estadual vai abarcar mais critérios do que o próprio Ministério da Saúde, que atualmente testa apenas casos graves”.

Caiado estima que quase dois terços da população goiana devem ser testados. A lista das 78 cidades que vão receber a testagem em massa ainda não foi divulgada pelo Governo de Goiás.

O Dia Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Nossas redes sociais

Outras notícias

Notícias mais recentes
C
Conselho Estadual de Educação autoriza ensino básico a manter aulas não presenciais até 19 de dezembro

Conselho Estadual de Educação autoriza ensino básico a manter aulas não presenciais até 19 de dezembro

Resolução diz que considera “o contexto de excepcionalidade impressa no cenário imposto pela pandemia da Covid-19” O Conselho Estadual de Educação de Goiás autorizou nesta segunda-feira, 10, que instituições de ensino de Educação Básica, inclusive a Educação Profissional Técnica de...

2
PADRASTO NÃO MATOU DANILO

URGENTE ! PADRASTO NÃO MATOU DANILO

3
Vereadora cortada de sessão em GO: "Homem se acha mais vereador do que nós

Vereadora cortada de sessão em GO: “Homem se acha mais vereador do que nós”

4
Anápolis tem mais duas mortes por covid-19 e ultrapassa os 5000 casos confirmados

Anápolis tem mais duas mortes por covid-19 e ultrapassa os 5000 casos confirmados