leito chegou a ser liberado no último dia, conforme a família, mas o estado de saúde de Kauan Guilherme já estava agravado e ele não pode ser transferido

Um bebê de dez meses morreu em Anápolis após esperar cinco dias por uma vaga de UTI para tratar um caso de pneumonia. O leito chegou a ser liberado no último dia, conforme a família, mas o estado de saúde de Kauan Guilherme já estava agravado e ele não pode ser transferido para Goiânia. A informação é da TV Anhanguera.

Segundo informações, Kauan estava internado desde o último dia 16, com febre, em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Na ocasião, os médicos informaram à família que ele precisaria de um leito de UTI, pois estava com pneumonia.

“Se tivesse liberado vaga para o meu filho no dia que ele internou, ele estaria aqui comigo hoje, porque ele não estava ruim como estava ontem [21] no transporte. A pior dor que uma mãe pode enfrentar é levar seu filho bem e sair com ele morto do hospital”, disse Lívia Maia Alves, mãe do garoto, à TV.

Segundo a secretaria municipal de Saúde de Anápolis, a vaga de UTI foi pedida no dia 17. Contudo, o leito em um hospital de Goiânia só foi liberado na quinta (21).

De acordo com o texto, a instabilidade no quadro de saúde, bem como a gravidade, impossibilitou a transferência. A pasta disse, ainda, que deu todo suporte, mas o menor não resistiu.

Central de Regulação afirmou que enquanto a vaga era procurada faltaram documentos sobre o paciente e exames. Isso teria atrapalhado a liberação antes.

Confira a nota da pasta:

“A Secretaria Municipal de Saúde informa que a criança foi inserida na Central de Regulação Estadual no dia 17, que liberou vaga na manhã do dia 21 para o Hugol, em Goiânia. Devido à gravidade do caso e instabilidade, a criança não apresentava condições para o transporte e deslocamento, ressaltando que o paciente deve ser estabilizado para qualquer movimentação devido ao risco de descompensação que pode levar a óbito. A unidade acrescenta que foi realizado todo o suporte de tratamento e cuidados intensivos, mas infelizmente a criança não resistiu.”

33 thoughts on “Anápolis (GO): bebê de dez meses morre após aguardar cinco dias por vaga de UTI”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.