Abrigo de cães e gatos não é a solução, afirmam especialistas.

6 meses ago
287

Promessa: Durante a eleição, a parlamentar do MDB, Seliana da SOS prometeu algo que não era da sua jurisdição e agora espera que executivo compre a ideia. Especialistas questionam a eficácia de um abrigo para animais.

A vereadora Seliane da SOS, divulgou nas redes sociais um vídeo onde ela afirma, que destinou R$ 150 mil reais para a construção de um abrigo para cães e gatos, por parte da prefeitura municipal. A parlamentar fez da construção do abrigo, a sua principal bandeira durante a eleição. Porém de acordo com inúmeros especialistas da área, a proposta da vereadora é totalmente equivocada e ao invés de propor uma solução, se for colocada em prática pode gerar mais problemas. Essa política de amontar animais num local foi superada há anos, e o que tem havido é um verdadeira política “anti-abrigo”, semelhante a luta antimanicomial, que consistiu em um diálogo de conscientização com as instituições legais e com os cidadãos ao elaborar o discurso de que os portadores de transtornos mentais não representam ameaça ou risco ao círculo social. Guardadas as especificidades que separam os seres humanos dos cães e gatos, o confinamento de animais domésticos pode contribuir para vários problemas físicos e mentais nos animais. Pois se na teoria os abrigos foram pensados como sendo locais que possuiriam bons gestores, assistência veterinária, local seguro e higienizado e etc. na prática o que aconteceu com os abrigos públicos foi a superlotação, falta de higiene, espaço inadequado, brigas frequentes, falta de ração, cuidados veterinários falta de controle sanitário, em suma os abrigos públicos se transformam em verdadeiros depósitos de ninhadas e animais adultos. Porém como solucionar a questão de animais como cães e gatos nas cidades? A resposta para essa pergunta é bem simples, é preciso investir primeiramente na castração de cães e gatos, especialmente aqueles de estão nas ruas. Depois é necessário a atuação de Organização Não Governamentais que construam os chamados lares temporários, e por fim criar campanhas de adoção responsável. As soluções estão aí, Vereadora Seliane, não é preciso reinventar a roda.

Foto Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Nossas redes sociais

Outras notícias

Notícias mais recentes
A
Aviões da FAB

Cocaína em aviões da FAB: traficantes tramaram morte de testemunhas

Os investigados se encontraram na casa de Marcos Daniel, o Chico Bomba. A mansão é avaliada em R$ 4 milhões Uma mansão localizada no Lago Sul (foto principal), região nobre de Brasília, serviu de palco para uma reunião macabra de...

2
Esposa

Após polêmica, mulher de Zé Vaqueiro promete abrir o jogo sobre sogra

3
BBB21

Juliette recebe 2ª dose da vacina contra Covid-19 e celebra a ciência

4
Ana

” Muita gente viu um clarão na capela”, diz esposa de pastor que prometeu resucitar