Um asteroide do tamanho do estádio Maracanã está se aproximando da Terra. De acordo com a NASA, o 2008 OS7 é classificado como “potencialmente perigoso”, mede cerca de 271 metros de diâmetro e passará pelo planeta a uma distância de 2,8 milhões de quilômetros.

A rocha espacial é apenas um pouco menor que o famoso arco do estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, com seus 300 metros de diâmetro. O asteroide passará pela Terra às 11h41, no horário de Brasília, desta sexta-feira. Apesar do tamanho e da avaliação “potencialmente perigosa”, a NASA garante não há risco de colisão.

— Não precisamos nos preocupar muito com isso, pois este asteroide não entrará na atmosfera da Terra, embora ainda se aproxime dela— disse o Dr. Minjae Kim, investigador do Departamento de Física da Universidade de Warwick.

O que é um asteroide “potencialmente perigoso”?
A NASA descreve asteroides potencialmente perigosos como aqueles que têm mais de 140 metros de diâmetro e que se aproximam a pelo menos 7,5 milhões de quilômetros da órbita da Terra em torno do Sol.

— O 2008 OS7 é um asteroide muito pequeno cuja órbita se cruza com a da Terra, por isso foi classificado como potencialmente perigoso — disse Dr. Kim — Existem mais de milhões de asteroides no nosso sistema solar, dos quais aproximadamente 2.350 foram classificados desta forma. A próxima abordagem significativa da Terra por um deles será o 99942 Apophis, em 14 de abril de 2029.

O asteroide 2008 OS7 completa uma órbita ao redor do Sol a cada 962 dias, aproximadamente 2,63 anos na Terra. De acordo com Dr. Kim, geralmente, os asteroides são muito pequenos para que possam ser detectados pelas técnicas e pesquisas atuais, por isso é muito difícil vê-los a olho nu. Os únicos visíveis até agora são Pallas e Vesta, com diâmetros de cerca de 500 km.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *