Hoje completam três anos em que foi aplicada a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Anápolis, cidade pioneira no Estado de Goiás. Maria Conceição da Silva, de 76 anos, encabeçou a fila das pessoas que recebeu o imunizante e afirma que 18 de janeiro será uma data que nunca esquecerá. “Estava ansiosa porque esperei muito por esse momento e hoje posso dizer com certeza de que essa vacina salva vidas.”

Atualmente, dona Maria esbanja saúde e deixa um recado para a população que é contra a vacinação. “Hoje eu me sinto muito bem e peço que todos que não vacinaram que procurem os postos e tomem a vacina, porque ela significa saúde. Não percam as suas vidas por falta de tomar a dose para não se arrependerem, porque depois pode ser tarde demais”. O governador Ronaldo Caiado, que é médico, foi quem administrou a dose em Conceição, acompanhado do prefeito Roberto Naves, como demonstração do trabalho realizado durante a pandemia.

“Completamos hoje mais um ano desde que a primeira pessoa foi vacinada do Estado de Goiás. Temos muito orgulho de fazer parte dessa história e de termos imunizado a Dona Maria Conceição. Outra fonte de alegria para nós é saber que essa doença não é mais classificada como uma emergência de saúde pública. No entanto, é reconfortante observar que a população continua buscando medidas de proteção”, disse o prefeito Roberto naves.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Mirlene Garcia, se emociona ao relembrar de todo o processo de vacinação. “Essa data nos traz uma mistura de sentimentos, de relembrar tudo que vivenciamos durante o período da pandemia e antes do processo da chegada da vacina. Da dedicação das nossas equipes, dos nossos profissionais para que essa realidade pudesse acontecer. E aí reforçamos a importância d o processo de vacinação como medida de proteção e uma proteção eficaz para as nossas famílias e para a nossa comunidade.”

Na época, Maria Conceição era uma das idosas que morava no Abrigo dos Velhos Professor Nicephoro Pereira da Silva, que como forma de celebrar a data, recebeu nesta quinta-feira, 18, a visita de uma equipe da Secretaria de Saúde, que aplicou nos presentes o reforço do imunizante bivalente.

A coordenadora do local, Graziana Ferreira Gonzaga, relembra o momento e ressalta a importância da continuação da iniciativa. “Para nós foi uma satisfação muito grande sermos os primeiros a ter recebido essa vacina porque salvou muitas vidas dos nossos idosos, apesar de ter perdido alguns, não teve como. Mas foi muito importante, desses anos para cá, até hoje, essa imunização. E continua sendo.”

A Prefeitura de Anápolis saiu na frente com várias ações para minimizar a transmissão do vírus. Uma das iniciativas foi a criação do Zap do Coronavírus que fornecia informações para a população. Cinco unidades de saúde foram transformadas em locais de referência para o tratamento da doença. O município chegou a ter 93 leitos de UTI exclusivos para os anapolinos, além de hospitais para tratamento de alta, média e baixa complexidade da doença.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *